segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Introdução a Economia


1. Introdução

A economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre vários indivíduos. Nesta definição ficam bem claras duas ideias fundamentais: e de que os bens são escassos e a de que a sociedade deve usar os seus recursos de forma eficiente, assim a economia é chamada ou seja surge com o propósito de fazer essa ponte entre a escassez e o desejo de eficiência.

Nesta perspectiva o presente trabalho nos ajudará a analisar e compreender o porque da ser a ciência da escolha em prol da eficiência, e para tal trataremos de falar dos termos escolha e eficiência chaves para a compreensão do trabalho e da ciência económica.
Usou-se para a realização do mesmo a consulta bibliográfica de quatro obras de economia, citados no decorrer do trabalho, que esta divido em três partes fundamentais introdução, desenvolvimento e a conclusão.
















2. Economia é ciência da escolha em prol da eficiência.
Como dizíamos na introdução, a economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos.

Para entendermos melhor o tema antes vemos, ou seja a ciência económica é indispensável compreender os conceitos recursos, escassez, escolha e eficiência.
Recursos são factores produtivos de bens materiais e serviços com vista a optimização do bem estar.
Escassez em sentido económico exprime sempre uma relação entre a quantidade de recursos ou bens e as necessidades humanas que através deles buscam satisfação. (NETTO &AMORIM, 1977:12)

Segundo SAMUELSON apud SILVA (1999:13) a eficiência corresponde a utilização mais efectiva dos recursos de uma sociedade na satisfação dos desejos e das necessidades da população.
Segundo CHIAVENATO (2000:128), eficiência é uma relação técnica entre as entradas e saídas, ou seja entre custos e benefícios.

3. Como surgem as escolhas?
Parte-se do princípio de que a vida está repleta de necessidades, e os recursos são escassos, ou seja o rendimento é limitado para cobrir as inúmeras necessidades do dia a dia. Assim sendo todos os dias temos que pensar constantemente, o que fazer com o tempo e o rendimento limitado que possuímos.
De acordo com GARY citado por GOIS (2000:22) “todas as actividades humanas representam escolhas e decisões…”.
Estas escolhas de onde, em quê e como aplicar os recursos escassos de forma mais efectiva, fazendo uma relação entre custos e benefícios, visando a optimização do bem estar (eficiência).

Ou por outra para que se alcance a eficiência, pressupõe-se a escolha da melhor maneira (the best way) pela qual os recursos devem ser aplicados ou pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas de forma mais racional possível.

SILVA (1999:15) afirma que a economia estuda o mundo do ponto de vista das escolhas e decisões Ao olhar para a realidade, procura identificar as situações em que se defrontam várias alternativas e é necessário optar uma que permite obter a maximização, satisfação ao menor custo (principio da racionalidade económica)

Assim sendo toda a escolha humana pode e deve ser analisada pela ciência económica. Por exemplo: do casamento ao roubo, do crescimento da população á descriminação racial, todos estes fenómenos porque incluem decisões, podem ser objecto da ciência económica. (Ibdem)

Ainda nesta perspectiva de escolha, no mundo de escassez, a escolha de uma coisa significa prescindir uma outra coisa. Estaríamos no que se chama na economia, de custo de oportunidade de uma decisão (valor do bem, ou do serviço, de que prescinde).

Os recursos escassos, necessidades múltiplas e a procura da optimização (eficiência), serão assim a razão da existência da ciência económica ou por outra a existência de bens escassos face as necessidades múltiplas constitui o chamado problema económico, que consiste na afectação dos recursos escassos á satisfação de necessidades múltiplas. Facto que legitima a afirmação segundo a qual a economia é a ciência de escolha em prol da eficiência.







4.Conclusão:
No desenvolvimento do nosso trabalho, ficou claro o quanto a ciência económica é indispensável no nosso dia a dia, alias o quanto usamos dela em quase todos aspectos, quantas vezes por dia tomamos decisões, escolhemos isto em detrimento daquilo, e com certeza em todos estes aspectos esta presente a ciência económica
Do simples facto de decidir não comer pão e comer mandioca, o ir a faculdade e não ir a praia, de comprar isto e não aquilo, esta presente a questão de custo e beneficio, escolher em prol da eficiência, pois o objectivo de cada escolha que fazemos até o os que decidem roubar o fazem movidos pelo desejo de optimizar o seu bem estar.













Sem comentários:

Enviar um comentário